A minha foto
Nome:
Localização: Castro Verde, Baixo Alentejo, Portugal

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O Novo Mundo - sociedade da informação e das novas tecnologias

Com a Revolução Industrial brotou um acrescimento das novas tecnologias. Originando um mundo sem barreiras geográficas, sendo possível, que populações de inúmeros países, interajam entre si, sem sair do mesmo lugar físico, assemelhando-se a uma espécie de “alma digital”.

“A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia…”. No meio de todo este envolvimento com as novas tecnologias, não nos apercebemos que estas não são acessíveis a todas as classes sociais; “O conectado típico é do sexo masculino, situado na faixa etária abaixo de 35 anos, com nível superior de ensino, alto nível de renda e fluência na língua inglesa.”; nas classes sociais mais baixas este acesso e mais restrito, uma vez que não têm condições educacionais e financeiras para um acesso continuado e evolutivo da tecnologia.
Um exemplo pertinente é o facto de nos países do terceiro mundo, ao lado de desigualdades como a miséria, o analfabetismo e o alto índice de doenças existe um crescimento colossal de tecnologia. Estando o desenvolvimento tecnológico à frente do desenvolvimento social.

Com o avanço tecnológico o homem deixou de precisar trabalhar em grupo, actualmente consegue concretizar tarefas de caris mais pesado, apenas com o auxílio de uma maquina. Por exemplo, na construção das pirâmides do Egípto, foram necessários inúmeros homens, se estas fossem agora construídas de certo que reduziríamos esse número para mais de metade, ficando a actividade humana condicionada pela tecnologia. “(...) toda atividade humana e todos os processos da existência individual ou coletiva são moldados pelo novo meio tecnológico.”
Abrupto crescimento das tecnologias de comunicação e informação provocou no ser humano mudanças econômicas, políticas e sociais; estimulando-o a se remodelar para conseguir estabelecer-se no mercado de trabalho.

Uma vez que o mundo está ligado por redes globais de comunicação, existe uma exploração internacional, que facilita o intercâmbio de informação útil para ambos os países, pessoas ou empresas, com o escopo do desenvolvimento econômico e social de ambos os meios intervenientes. Construindo assim um mundo cada vez mais globalizado.

Helena Coelho

1 Comentários:

Blogger Professor disse...

Avaliação global:
Bom +

Professores: Alice e Paulo

12 de março de 2008 às 12:59  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial