A minha fotografia
Nome:
Localização: Castro Verde, Baixo Alentejo, Portugal

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Futuro do Nosso Clima

O aquecimento global é um fenómeno climático de larga amplitude, ou seja, um aumento da temperatura média global que tem vindo a complicar-se nos últimos cento e cinquenta anos. Desde 1979, as temperaturas terrestres aumentaram mais depressa que as temperaturas no oceano. Pensa-se que os anos antecessores a 1850 eram relativamente estáveis, com possíveis alterações regionais como a idade do gelo.
Para justificar estas mudanças, cientistas defendem diferentes causas. Há quem acredite que o aquecimento global é causado pelas nossas actividades (a queima de combustíveis fósseis, a desflorestação, etc.). O IPCC (em português, Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas) afirma, com base no seu relatório mais recente, que o aquecimento global observado durante os últimos cinquenta anos terá sido provocado pelo aumento do efeito de estufa.
Por outro lado, cientistas defensores do modelo heliogénico (transformações radioactivas, das quais resulta o hélio) declaram que as alterações sentidas são o resultado do aumento da actividade magnética do Sol. Desta maneira, não há nada que possamos fazer para impedir que se agrave. Há ainda uma outra hipótese, talvez absurda, mas o aquecimento global pode ser um engodo usado por aqueles que querem implantar um governo mundial, aterrorizando as pessoas, e fazendo com que se submetam aos seus planos.
Para além de todas estas preocupações, independentemente das causas, o aquecimento global incita a grandes mudanças climáticas no planeta. São conhecidas como “As seis pragas do Aquecimento Global”: os calotes polares estão a derreter; consequentemente leva a um aumento do nível médio das águas do mar; os furacões estão cada vez mais fortes; o Brasil está agora na rota dos ciclones; os desertos, devido às secas, tendem a aumentar de território e tudo isto provoca milhares de mortos anualmente (cerca de cento e cinquenta mil). Um bom exemplo do que pode vir a ser o nosso futuro é mostrado no filme “ O Dia Depois de Amanhã”, pois retrata as consequências do efeito de estufa, mostrando o que podemos fazer para ajudar a conter esta calamidade. É através de muita vontade e esforço que conseguiremos ultrapassar este problema.
Assim, “dada a eficácia e os benefícios ambientais da tecnologia de pilhas de combustível, a Boeing quer estar na vanguarda do seu desenvolvimento e aplicação em produtos aeroespaciais”, apresentando um avião mais leve, mais confortável e amigo do ambiente. O produto final, resultante da electrólise, é vapor de água (inofensivo para o ambiente) e os motores, por serem eléctricos, quase não fazem ruído. É com estas evoluções que podemos ajudar a “ressuscitar” a Terra, e assim, ajudarmo-nos a nós mesmos.





Vera Marques

1 Comentários:

Blogger Professor disse...

Avaliação global:
Bom -

Professores: Alice e Paulo

12 de março de 2008 às 12:59  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial