A minha foto
Nome:
Localização: Castro Verde, Baixo Alentejo, Portugal

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A nossa Feira de Castro


Texto informativo-expositivo







Plano guia

Introdução:
• Quando se realiza;
• Era o único ponto de comércio;
Desenvolvimento:
• É muito ou pouco visitada?
• Memórias antigas;
• Sons, cheiros e sabores associados à Feira;
• A iluminação;
Conclusão:
• Venha conhecer a Feira para o ano;

A nossa Feira de Castro
No terceiro domingo de Outubro decorre uma das mais importantes feiras da região, a Feira de Castro. Esta Feira foi criada em 1620 por Filipe III. Outrora, era para muitos o único lugar de comércio ao longo de todo o ano.
Neste fim-de-semana, milhares de pessoas tomam de assalto a vila de Castro Verde, como se fossem nómadas por umas horas, fazem a festa em tudo o que é sítio, cantam e dançam como se o tempo não os estafasse.
Cimentada pelos anos, por isso é que ainda tem continuidade, refletem pelas barracas de pano as memórias antigas de noites de despique e de baldão. De viola campaniça e canto cigano.
A Feira de Castro está sem dúvida associada ás castanhas, nozes e figos secos, às pantufas, casacos de pele de ovelha e mantas de lã. E ao som dos vendedores fala-barato ao microfone, em cima das carrinhas, para venderem o mais possível.
Junta-se ao cheiro das castanhas assadas, o cheiro das farturas, dos frangos assados, dos queijos e enchidos, das pipocas, do algodão doce, esta mistura de odores, nem sempre agradável para todos, tornam-se umas das iguarias mais apreciadas, em toda a Feira.
Também não posso deixar de referir, as cores vibrantes que iluminam o recinto, assim que a noite chega, em contraste com essa iluminação, temos os carrosséis de cores ainda mais apelativas, onde uma grande multidão se diverte durante esse fim-de-semana.
Com tudo isto, não há razões para que, nos anos seguintes, não venham conhecer e descobrir esta Feira que abala esta serena vila, situada no meio da Planície do Campo Branco.



Helena Coelho

2 Comentários:

Blogger Professor disse...

Sabe a pouco, penso que tem capacidade para fazer mais e melhor.

5 de novembro de 2007 às 13:54  
Blogger Professor disse...

Avaliação do texto:

Bom +


Professores: Paulo e Alice

17 de dezembro de 2007 às 07:09  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial