A minha foto
Nome:
Localização: Castro Verde, Baixo Alentejo, Portugal

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

A Feira de Castro

Texto informativo-expositivo



Plano guia:
Introdução:
• Quando é a Feira de Castro;
• Em que ano foi criada;

Desenvolvimento:
• Quem vem a Feira;
• O que pode nela encontrar;
• O que é a Feira de Castro;
Conclusão:
• A Feira nos dias de hoje.

Passou o Verão, foram-se os calores, acabaram-se as folgas, entrou-nos porta dentro o mês de Outubro. E ao falar-se de Outubro, não há nínguem no baixo Alentejo que não se lembre da famosa Feira de Castro, uma das maiores e mais genuínas do Sul de Portugal.
Desde 1620, ano de criação da Feira, que as pessoas de Castro Verde, têm como costume cuidar de suas casas para receber família e amigos, caiam de alto a baixo e refazem as barras mais desmaiadas pelos sóis que lavadas das chuvas. Porque afinal, aproxima-se o terceiro fim-de-semana de Outubro, e consequentemente, a Feira de Castro.
São milhares os forasteiros que vêm até esta pacata vila, cumprindo uma tradição de muitos séculos. Também os carteiristas, como é habitual, não faltam na Feira. Sinal de que a Feira de Castro é feita de múltiplas componentes; daí talvez, este sabor popular que ainda mantém, com as inumeráveis excursões e as centenas de feirantes, a Feira é visitada por cerca de setenta a oitenta mil pessoas.
A Feira de Castro, é sem dúvida caracterizada pela típica feira do gado, pelo som dos belos cantes Alentejanos e ciganos, e a música dos carrosséis que fazem a delícia de miúdos e graúdos. Por aquelas ruas coloridas e cheias de magia, onde as pessoas se perdem por entre os figos, nozes e castanhas, produtos que a serra Algarvia vem mostrar e vender a este lado da planície.
Por aquele cheiro das farturas, das típicas castanhas assadas, dos presuntos e queijos Alentejanos, das azeitonas, do polvo assado e dos pães com linguiça.
Pelos pregões da gente cigana, e aquela astúcia subtil para impingirem gato por lebre. Pelas mantas do Lombador, as botas dos sapateiros de Almodôvar, os cestos de Ourique, os barros de S.Pedro do Corval...
No entanto, e embora a Feira não dure já tantos dias como antigamente; e agora se resuma só a algumas horas no sábado e no domingo; são de festa, os dias da Feira de Castro, apesar dela já não ser o local para as compras do ano inteiro. Como muita gente diz: “Antigamente a Feira era como hoje as vésperas de Natal; as pessoas vinham para comprar, agora vêm para passear.”
Viva a Feira. Ela é única. Viva a Feira e volte para o ano!




Lúcia Coelho

3 Comentários:

Blogger Professor disse...

Gostei de alguns momentos da sua prosa, mas falta mais coesão e coerência.

5 de novembro de 2007 às 13:57  
Blogger Voo da Sabedoria disse...

Esta é a minha escolha, um texto agradável de ler, que intercala bons momentos de prosa, alguns bem simples, outros cativantes. Cumprimentos à colega e autora do texto e a todos os elementos do blog :P

(perdoem-me a formalidade!) ;)

Do aluno Duarte Luís

18 de novembro de 2007 às 14:35  
Blogger Professor disse...

Avaliação do texto:

Bom


Professores: Paulo e Alice

17 de dezembro de 2007 às 07:10  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial