A minha foto
Nome:
Localização: Castro Verde, Baixo Alentejo, Portugal

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Aquecimento Global


Escolhi o tema do aquecimento global porque penso que o problema do ambiente é um dos mais graves dos nossos dias.
É necessário pensar e agir sobre este problema que a maioria das pessoas a curto prazo não associa aos graves problemas mundiais, como os furacões, os tufões e inundações. Mas a médio e longo prazo se não forem tomadas medidas tudo será bem mais complicado.
O aquecimento global ou seja o aumento de temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da terra é um dado cada vez mais comprovado.
Os cientistas estudam e dividem-se quanto às causas deste grave problema.
Para uns este aquecimento deve-se a causas naturais como a variação da radiação solar combinada com os vulcões.
Para outros e com dados cada vez mais confirmados o fenómeno deve-se sobretudo à intervenção do homem, ao aumento do efeito de estufa causado pela grande concentração de agentes poluentes na atmosfera, sobretudo dióxido de carbono (CO2). Este efeito de estufa impede a dissipação do calor e aquece a atmosfera.
Para os cientistas as consequências deste aquecimento global são sobretudo os potenciais efeitos sobre a saúde humana, economia e meio ambiente.
Assim prevêem: importantes mudanças climáticas com Verões cada vez mais quentes e Invernos cada vez mais curtos e menos frios; o aumento de desastres naturais: grandes inundações, secas de longa duração, furacões e tufões em maior quantidade e intensidade com grandes consequências para o clima e para a economia das regiões costeiras; a subida do nível do mar; falta de água potável; grandes alterações a nível dos frágeis ecossistemas florestais e pantanosos com a extinção de espécies animais e vegetais.
Serão sobretudo os países mais pobres, com menos recursos financeiros, tecnológicos e científicos para lidar com os problemas de inundações, secas e principalmente surtos de doenças, como a malária por exemplo, os mais atingidos.
As medidas preventivas passam pela ratificação de todos os países do Protocolo de Kyoto. O Protocolo de Kyoto entrou em vigor em Fevereiro de 2005 e prevê que os seus defensores, diminuam as emissões de CO2, apostando no desenvolvimento de tecnologias energéticas alternativas e limpas que emitem menos gases poluentes.
É urgente fazer com que países como os Estados Unidos, Austrália e Cazaquistão que são dos mais poluentes ratifiquem o Protocolo; fazer com que países recém industrializados como a China e a Índia não fiquem isentos de algumas cláusulas neste acordo Mundial.
Por fim, é urgente que todos nós tomemos consciência do Aquecimento Global. Que passemos a mensagem aos outros, …
O planeta está em perigo! Temos de agir enquanto é tempo.

Ana Afonso, n.º 4

1 Comentários:

Blogger Professor disse...

Avaliação global:
Bom -

Professores: Alice e Paulo

12 de março de 2008 às 12:57  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial